Cinco Estados terão 58% dos novos hotéis até 2009




São Paulo, quinta-feira, 23 de novembro de 2006 
 
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice 

Cinco Estados terão 58% dos novos hotéis até 2009

Rio, São Paulo, Bahia, Pernambuco e Goiás concentram mais da metade dos lançamentos previstos pelas redes 

"Raio-X da Hotelaria Brasileira" aponta tendência de aumento dos empreendimentos da categoria econômica

FABÍOLA SALANI
DA REDAÇÃO 


Cinco Estados concentram 58% dos 152 novos empreendimentos hoteleiros que devem ser inaugurados até 2009, que terão 25.772 apartamentos.
Se quatro deles não chegam a ser novidade -Rio, São Paulo, Bahia e Pernambuco-, o quinto Estado chama a atenção: Goiás aparece com 7% dos lançamentos. Deve-se levar em consideração que a região Centro-Oeste deverá receber 8% dos novos empreendimentos.
"De fato, principalmente Goiânia tem atraído muitos investimentos em hotelaria", disse a engenheira Lilian Goldner, autora, com a jornalista Eny Amazonas, do volume 3 do "Raio-X da Hotelaria Brasileira", lançado ontem -será vendido a partir de segunda-feira- e que traz um panorama detalhado das 140 redes hoteleiras atuantes e em implantação no Brasil. Os novos empreendimentos goianos estão em Goiânia -com cinco-, Caldas Novas e Rio Quente.
O estudo foi feito a partir de entrevistas com executivos e assessores de todas as redes. Mas valores de investimentos, segundo Eny Amazonas, nem sempre foram revelados.
Uma das principais conclusões do estudo, segundo Lilian Goldner, é o aquecimento do segmento econômico. "É uma das diferenças em relação aos dois estudos anteriores esse aumento dos econômicos e supereconômicos." Dados do FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) mostram que, nos próximos cinco anos, de 200 lançamentos previstos, 99 são de categoria econômica.
Outro dado importante do estudo é que o mercado de segunda residência está em expansão. "As redes, principalmente portuguesas e espanholas, estão aportando no Nordeste, onde constroem condomínios de casas ao redor dos hotéis", disse Eny Amazonas.

Ranking
Um dos dados mais aguardados do estudo de Eny e Lilian foi o ranking do setor hoteleiro do Brasil. A rede francesa Accor lidera tanto em número de empreendimentos quanto de apartamentos. Em segundo lugar nas duas listas está a Atlantica Hotels. A terceira colocação foi diferente conforme o critério, mas teve duas redes brasileiras: Blue Tree em número de apartamentos e Othon em total de empreendimentos.

Para ler a reportagem no Jornal Folha de São Paulo acesse:
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2311200637.htm